quinta-feira, 26 de julho de 2007

Azul



Conhecido também como lápis, é uma pedra com uma das tradições mais longas sendo considerada uma gema, com uma história que se estende antes de 7000 a.C. em Mehrgarh na Índia, situado nos dias de hoje no Afeganistão, Paquistão. O azul escuro e opaco, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. É ainda extremamente popular hoje.
Lápis é uma rocha e não um mineral porque é composto de vários outros minerais(se fosse um mineral ele teria um constituinte somente).
A primeira parte do nome em latim,lápis significa pedra. A segunda parte, lazúli, é a forma genitiva no latim, lazulum, que veio do árabe (al)- lazward , que veio do língua persa|persa لاژورد lāzhward, que veio do sânscrito Raja Warta significando anel /vida do rei. Lazúli era originalmente um nome, mas logo veio a significar azul por causa de sua associação com a pedra. A palavra em inglês azure, do azul espanhol e português, e o azzurro italiano são cognatos.
(Retirado da Wikipédia)

O dedo do meio da minha mão esquerda carrega hoje o peso histórico de um anel real.

Sem comentários: